Caça às trufas na Toscana

Considerada uma das iguarias mais caras da culinária mundial, a trufa (tartufo), é o nome popular dado à um fungo subterrâneo encontrado nos bosques da França e da Itália, nas condições climáticas ideais e nos meses de junho/agosto e outubro/novembro, que cresce junto às raízes das árvores ou arbustos cerca de 30 centímetros da superfície do solo, tendo o tamanho de uma avelã ao de uma bola de golfe.

Obviamente, por não ser algo que se possa cultivar, os interessados em encontrar este verdadeiro tesouro dentre as 30 espécies existentes, utilizam-se de cães farejadores para tal.
Uma das principais características da trufa é o seu aroma, combinado com seu sabor único e marcante; e elas podem ser negras ou brancas. As negras são mais resistentes e mais fortes, enquanto as brancas são mais delicadas, perfumadas e mais caras.

Atualmente, as trufas negras da França, na região de Périgord e as brancas da Itália, na região de Piemonte, são consideradas as melhores e agradam muitíssimo aos amantes da gastronômia. Para se ter uma idéia, um investidor de varejo de Hong Kong desembolsou nada mais, nada menos que USD 160.000 por uma enorme trufa branca italiana de Alba de 1,51 kg, conhecido como “Diamante Cinza”.

Civilizações egípcias, romanas e gregas atribuivam grande valor afrodisíaco às trufas, derivado do aroma envolvente que emana, contém grandes propriedades benéficas e é famosa pela riqueza de seus antioxidantes que ajudam à combater os radicais livres, estimulam a produção de colágeno, é rico de minerais e seu consumo ajuda a digestão.
Seus valores nutricionais conferem poucos carboidratos e os níveis de gordura são realmente baixíssimos. Todavia, é muito rico de proteinas, fibras e água.

Para satisfazer os aventureiros, temos a exclusividade e a satisfação em propormos uma viagem de experiência, aliando um cenário incrivelmente belo com a aventura da "caça às trufas".

Será uma agradável surpresa descobrir quanta alegria podem nos dar nossos fiéis amigos de 4 patas e a beleza que a natureza oferece!