Na cozinha com a "Nonna!"

A gastronomia italiana é uma das mais apreciadas no mundo e não é difícil perceber porquê: desde a pizza Margherita, nascida em Nápoles, ao sorvete da Sicília, a cozinha italiana conquistou o mundo!

Em conjunto com a pizza e o sorvete, a pasta é um dos protagonistas da cozinha italiana, pois tem uma ligação estreita com a história do país, onde a pobreza reinou por muito tempo, durante as primeiras décadas de 1900. Principalmente no Sul, as pessoas trabalhavam nos campos de cultivo de grão, possibilitando o acesso a esse cereal, que era também mais econômico. Dessa situação, começaram a nascer as saborosas receitas que hoje em dia conhecemos e até então presentes no nosso menú quotidiano, como por exemplo a Lasanha ou o Espaguete com Ragú (erradamente conhecido como Esparguete à Bolonhesa).

Estes símbolos da cozinha italiana não nasceram por acaso: tem tudo a ver com a importância especial que, desde sempre, as famílias italianas deram à hora das refeições. O almoço e o jantar tem grande importância, pois são horas de encontro com a família, especialmente aos domingos, onde existe a tradição das nonnas e mammas (avós e mamães italianas) se levantarem na madrugada para cozinhar para toda a família. Um dos protagonistas dessas refeições é precisamente a pasta.

Hoje em dia, encontramos pastas de diferentes formas: longas, curtas, em espiral, em forma de lacinho… todas elas com um propósito ao prato em que estão sendo servidas, uma vez que nada é deixado ao acaso na gastronomia italiana. A pasta tem texturas e tempos de cozimento diferentes, e são escolhidas em base aos outros ingredientes.
Pensando na tradição do bem comer em reunião com quem mais se ama que nasceu a experiência da Pasta di Nonna. De portas abertas para a sua própria casa, a Nonna proporciona um momento de aprendizagem, união e exploração do mais sagrado da cozinha italiana. Desde a preparação da farinha ao quebrar do ovo, do inserimento dos ingredientes em harmonia e o cozimento da pasta feita com as próprias mãos, o convite que é feito pretende aguçar mais do que o sentido do paladar: quer dar um significado, quer imortalizar no coração que cozinhar para alguém é mostrar amor e cuidado.
E é por isso que a nossa Nonna, de braços e portas abertas, recebe em sua casa e partilha os seus segredos durante aquilo que, mais do que uma aula de cozinha, é uma oportunidade para voltar às origens de estar em contato com a beleza da cozinha italiana que transforma simples ingredientes em refeições inesquecíveis!