Tagliatelle feito em casa, com molho de abóbora e sálvia

Reza a lenda que o tagliatelle foi inspirado nos cabelos de Lucrezia Borgia, e foi dedicada à ela por um cozinheiro poético e habilidoso da corte, na ocasião de seu casamento com Alfonso d'Este.
É o tipo mais comum de massa fresca cortadas em tiras. Tradicionalmente feitas à mão, têm como ingredientes a semolina ou farinha de trigo de grão duro e ovos, começando por uma massa estendida bem fina, chamada "sfoglia."

Ingredientes para a massa:
- 1 xícara e meia de farinha de trigo (considere um tantinho extra para o manuseio na hora de abrir)
- 2 ovos (coloque mais um se a massa ficar muito seca)

Peneire a farinha, junte os ovos e misture até ficar homogêneo. Sove bem a massa até que ela fique bem lisa e elástica.

A base da massa é a mesma para varias receitas, o que muda é como você cortará. Para isso, temos que abrir a massa com a ajuda de um rolo, sempre salpicando farinha para não grudar. Abra o mais fina possível em uma tira comprida, já que o tagliatelle tem o formato de fitas compridas. Depois de bem aberta, enrole na direção do comprimento como um rocambole e corte fatias com 1cm de largura ou um pouco mais de uma dedo.
Improvise uma espécie de varal, colocando colheres de pau apoiadas nas bordas de um caldeirão para estender as tiras, ou use um cabide de roupas... Solte a imaginação!
Cozinhe a massa em água abundante e salgada com um punhado de sal grosso até que fique macia (12 minutos no máximo).

Ingredientes para o molho:
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 110 g de manteiga
- 410 g de abóbora com casca, sem sementes, cortada em tiras finas
- 20 folhas de sálvia
- 1/2 xícara de queijo parmesão
- Azeite para untar

Enquanto a massa está cozendo, em uma frigideira aquecida, derreta 2 colheres de sopa da manteiga e frite a abóbora aos poucos, acrescentando mais manteiga, se necessário, por um minuto de cada lado ou até dourar. Reserve em um prato.
Na mesma frigideira, aqueça a manteiga restante e frite rapidamente as folhas de sálvia até ficarem crocantes. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Escorra a massa, transfira para a frigideira e misture com a abóbora, a sálvia e o parmesão. Tempere com sal e pimenta.
Bom apetite!