La bella vita
Nem precisa consultar as horas, é manhã, você está passando próximo à um bar e escutará o bater incansável das xícaras. Trata-se do barulho frenético do café da manhã ou "la colazione", composto geralmente de café, café com leite ou "capuccino" acompanhado de pão com geléia ou um pão doce, como um croissant, denominado "cornetto."
O bar, aliás, é frequentado em vários momentos do dia, pois um bom cafezinho é sempre muito bem vindo!
Nas grandes e em pequenas cidades, o ponto central da cultura italiana são as famosas "piazza". Não importa se é uma praça grande ou pequena, ali, certamente você encontrará pessoas sentadas conversando, vagando, passeando, curtindo a jornada com os filhos ou com os cachorros de estimação. São também nestas praças onde acontecem as festas, assembléias, celebrações e eventos políticos.
Os horários onde, certamente você não verá ninguém nestes locais serão entre 12:30-14:00 e das 19:30-21:30, horários sagrados para os italianos, que estarão desfrutando da mais famosa e maravilhosa culinária do mundo.
Ahhh, a comida italiana!
Às 11-11:30 fazem "uno spuntino", ou seja, um lanchinho, com um sanduíche de pão, queijo e presunto, ou somente um suco ou uma fruta.
O almoço, ou "il pranzo", dá-se geralmente no horário das 13:00 às 14:00 horas e é composto basicamente dos seguintes pratos:
- "Primo Piatto", geralmente com massas, como macarrão, espaguete, lasanha ou risoto.
- "Secondo Piatto", com carnes variadas, de coelho, porco, frango, vitelo, peixe etc., e acompanhamentos, denominados "contorni", a exemplo de legumes cozidos ou saladas de legumes e verduras.
- Sobremesa com doces variados;
- Frutas frescas da estação e queijos;
- Café.
Por volta das 17:00 horas, fazem a "merenda", obrigatória, principalmente para as crianças, com pão e nutella (cioccolata), pão com presunto ou mortadela, pão com geléia ou frutas.
O jantar, "la cena", é servido para toda família, geralmente às 20:00 horas, e compõe-se basicamente do seguinte:
- Um "Primo Piatto", à base de sopa de legumes e massas, ou "brodo" (caldo) de carne;
- O "Secondo Piatto", com queijos variados, ou embutidos fatiados, como presuntos, mortadelas, salames, etc. ou ovos com legumes cozidos ou então saladas.
- Frutas frescas da estação.
Não podemos esquecer que o italiano costuma usar, como prato de entrada, principalmente em ocasiões especiais, as "bruschettas", fatias de pão amanhecido, sapecadas na grelha, esfregadas com alho e cobertas com tomates, azeitonas, berinjelas etc. e regadas com o azeite extra virgem de oliva. E não, não faltam nunca, na mesa italiana, o pão - acompanhando qualquer tipo de refeição - e o bom vinho!
Qual o lugar preferido para a compra dos legumes, frutas, carnes, peixes, óleos, queijos, pães, massas, mel, ovos, saladas, etc? O "Mercato", que é uma feira geralmente realizada nas grandes praças das cidades, onde quase em sua totalidade, quem comercializa seus produtos são aqueles que os fabricam. Um dia por semana, você pode comprar produtos frescos para a preparação das delícias consumidas todos os dias por esse povo vibrante que vive intensamente e que sabe apreciar a arte de comer bem!