Itália enigmática e esotérica
Venha conosco descobrir os mistérios escondidos pela Itália central.
Descrição da viagem
Conheceremos o Castelo de Santa Severa com suas histórias de fantasmas, O Jardim do Tarô com suas impressionantes esculturas, a verdadeira história da espada de Excalibur em São Galgano, o subterrâneo de Siena e o quadrado Sator como um quadrado mágico, a "cidade ideal" de Tommaso Buzzi, a Roma Esotérica com seus cultos e templos e os fantasmas famosos de Roma, que ainda povoam os locais mais sugestivos e fascinantes da cidade eterna.
Informações e preços-
Características:
Programa de viagem
1° dia: Roma/ Castelo de Santa Severa/ Jardim do Tarô
Encontro com agente Asiarca e partida para o Castelo de Santa Severa , no norte de Roma, maravilhoso castelo à beira mar. Rica em patrimônio arqueológico, essa região era chamada Pyrgi, um dos principais portos comerciais do Mediterrâneo nos séculos VI - VII a.C. Daqui saiam os navios de Caere, antiga Cerveteri. Sobre o mar, acariciados pelo vento e pela maresia, se orava nos templos dedicados à Uni, a suprema deusa do Pantheon etrusco e à Astarte.
No castelo, encontraremos nosso guia e faremos a visita de seus importantes pontos, e como nas melhores “ghost stories”, entre os corredores com pouca luz muitos dizem escutar vozes misteriosas, móveis que se movem sem que ninguém os toque e frequentes aparições... Outros dizem escutar alguém que bate à porta e ao atender, não ter ninguém, ou terem o cabelo puxado estando sozinha... têm quem afirma que se trata de um cavaleiro sepultado no jardim do castelo.
As recentes descobertas arqueológicas, de fato, encontraram um velho cemitério com cerca de 400 corpos sepultados entre os séculos IX e XIV, e para nos deixar de boca aberta, foi encontrado entre os esqueletos um corpo de joelhos, que nos faz supor que tenha sido enterrado vivo. As reliquias seriam do cavaleiro que agora, amedrontam os vivos frequentadores do castelo.
Após a visita, seguiremos para o almoço nas proximidades do Castelo, com produtos típicos italianos.
Prosseguiremos para o “Giardino dei Tarocchi”, parque artístico no sul da Toscana idealizado pela artista francesa Niki de Saint Phalle. Construído entre os anos 1979 e 1996 com esculturas inspiradas nos 22 arcanjos maiores do tarô e que te fará sentir como em “Alice no país das maravilhas” em uma viagem que une sonho e imaginação, já que podemos caminhar ao interno destas esculturas em um percurso espiritual único.
São 22 esculturas de 15 metros, coloridas e cobertas de mosaicos, espelhos e vidros de Murano. E por terem esta estrutura de metal, são também anti- sisticas.
Após a visita deste local mágico, seguiremos para hotel em Capalbio. Tempo livro para o jantar (com nossa indicação) e pernoite.
2° dia: Basílica de São Galgano/ Siena
Após café da manhã, seguiremos para a província de Siena conhecer a “Abbazia di San Galgano”, que segundo a tradição, era um menino que tinha desejado durante muito tempo, tornar-se um cavaleiro medieval.
Era uma época de violência, abusos e violações. Galgano era um jovem marcado pela desordem e pela luxúria, mas um dia, sonhou com o arcanjo Miguel, que lhe pediu para abandonar o Exército e se retirar para viver como monge eremita na abadia de Chiusdino, onde o santo teria inserido na rocha a sua espada, que poderia ser a lendária Excalibur.
A capela de Montesiepi (Abbazia di San Galgano) foi construída em 1183 por ordem do bispo de Volterra e è caracterizada pelo padrão redondo, feito de tijolos. Ambas as paredes da cúpula expressam um simbolismo que recorda memórias de etruscos, celtas e até mesmo de templários. Esta igreja foi construída em memória de São Galgano e está decorada com uma abundância de símbolos misteriosos e detalhes que se relacionam com o calendário solar e sua principal atração é a espada encravada na pedra protegida por uma cúpula de fiberglass.
Na verdade, a história da igreja está intimamente ligada à um cavaleiro, Galgano Guidotti, que enterrou sua espada numa pedra, com a intenção de usá-la como uma cruz para rezar e fez uma promessa a Deus que nunca mais iria levantar a arma contra ninguém, e posteriormente viveu como um eremita durante onze meses na mais profunda devoção e humildade.
Durante séculos a espada foi tida como uma farsa, até que em 2001 foi feito uma pesquisa que revelou que se tratava de um objeto autentico, e a composição do metal e do estilo de uma espada feita no século 12 antes de Cristo. Análise de radar de penetração de solo revelou que sob a pedra com a espada, há uma cavidade de 2 metros por 1 metro, e que provavelmente seja os restos mortais do cavaleiro. Na capela de Montesiepi também se encontra duas mãos mumificadas, e a datação de carbono também confirmou que são do século 12. A lenda diz que qualquer um que tentasse remover a espada, teria suas mãos decepadas.
Geoffrey di Monmouth, na sua obra “Histórias dos Reis da Bretanha”, escreve pela primeira vez a história da Excalibur. Diziam que ele teria sabido da história de São Galgano e a colocou no seu livro. Também um dos cavaleiros teria sido chamado pelo seu nome: Galway, em latim Galganus.
Após a visita desta local muito particular, seguiremos para Siena, uma das mais encantadoras cidades medievais da Itália, com sua praça do Campo, que é conhecida em todo o mundo pelo famoso Palio di Siena, uma corrida de cavalos ao redor da praça por duas vezes em cada verão.
Mas nossa visita não se concentrará apenas nas belezas exteriores da cidade, vamos visitar o mais magnífico tesouro de Siena: o Duomo com sua Catedral, a cripta e a Biblioteca Piccolomini. É um dos exemplos mais marcantes da igreja românico-gótico, na Itália. Imponente, quase ofuscante pelo o uso extensivo do mármore branco, o Duomo fascina, mesmo do lado de fora. E ao entrar, você não vai se decepcionar, pois a Catedral possui obras assinadas por artistas famosos como: Donatello, Nicola Pisano, Michelangelo e Pinturicchio.
Fora dele, encontra-se o verdadeiro mistério: O quadrado Sator que designa-se uma estrutura com forma de quadrado mágico composta por cinco palavras latinas: SATOR, AREPO, TENET, OPERA, ROTAS, que, consideradas em conjunto (da esquerda para a direita ou de cima para baixo), dão lugar a um palíndromo.
A dispor as palavras numa matriz quadrada, obtém-se uma estrutura que recorda a dos quadrados mágicos de tipo numérico. As cinco palavras repetem-se se forem lidas da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, ou de baixo para cima. No centro do quadrado a palavra TENET forma uma cruz.
Após a visita, seguiremos para um almoço em um restaurante com produtos típicos. Ao final, teremos tempo livre para apreciação da cidade e no horário combinado, prosseguiremos para o hotel. Tempo livre para o jantar e pernoite.
3° dia: La Scarzuola/ Bomarzo/ Roma
Após o café da manhã, sairemos com destino à La Scarzuola, província de Umbria, Conhecida como cidade ideal, realizada pelo arquiteto milanês Tommaso Buzzi, com arquitetura surrealista e visionária. Seu nome deriva-se de uma planta chamada Scarza, que São Francisco utilizou para construir sua cabana em 1218.
O resultado de sua obra é um jardim ermético, como uma auto biografia em pedra, considerado extremamente excêntrico. Faremos um verdadeiro percurso de iniciação neo-iluminista com desorientações simbólogicas esotéricas e maçônicas que explicitamente quer desorientar seu visitante. Buzzi explica que La Scarzuola deve ser lida e entendida apenas por espíritos raros e eleitos, capazes então de compreender todo o seu teatro.
Prosseguiremos para Bomarzo, com seu incrível Parque dos Monstros, complexo monumental que são os mais extraordinários e extravagantes jardins da Renascença italiana. Compostos por um bosque situado no fundo de um vale dominado pelo castelo dos Orsini, e povoado de esculturas grotescas e pequenas construções espalhadas pela vegetação natural do parque.
A história da criação dos jardins e a interpretação das suas esculturas e dos textos gravados na pedra, são ainda hoje sujeito de grande controvérsia entre os historiadores.
Após a visita, prosseguiremos para um restaurante para nosso jantar e em seguida , seguiremos viagem para Roma. Na chegada, check-in no hotel e pernoite.
4° dia: Roma
Após o café da manhã faremos o passeio por Roma esotérica com o Templo de Iside e os cultos esotéricos do Pantheon. Tempo livre para o almoço ao final da visita (com nossas indicações).
Na noite nos encontraremos para a visita aos fantasmas de Roma, com suas presenças ocultas, muitas vezes femininas, que em uma vida atormentada, de noite ainda amam frequentar os lugares onde viveram, rendendo-os ainda mais sugestivos e fascinantes.
Na Basílica de São Pedro, o fantasma de Júlio Cesar, O Castelo de Santo Angelo e os fantasmas de Beatriz Cenci e de Mastro Titta, a Praça Navona e os fantasmas de Costanza de Cupis e de Donna Olimpia Pamphilj. Ao final, jantar nos arredores do Vaticano. Retorno ao hotel. Pernoite.
Temos certeza de que você descobriu uma Itália muito diferente do normal...
Datas e preços disponíveis. Indicar a data desejada de partida.
Partida | Partida desejada * | Preço | Reserva |
---|
PREÇOS DE PARTICIPAÇÃO POR PESSOA:
Consulte-nos!
Os preços compreendem:
. Transporte exclusivo pelos locais descritos no roteiro,
. Guia local em língua portuguesa, nos locais descritos no roteiro,
. Acompanhante Asiarca em língua portuguesa,
. Ingresso aos locais escritos no roteiro,
. Almoços e jantares como descrito no roteiro, com produtos típicos italianos em restaurantes locais,
. Assistência da agência local, operando 24 h/24 h;
. I.V.A., taxas e percentual de serviço.
Os preços não compreendem:
. Tudo aquilo que não está expressamente citado no item “os preços compreendem”.